Com programação virtual e gratuita, o 14º For Rainbow tem início este sábado

697

O festival se estende até a próxima sexta, 18, e mostrará de forma gratuita 10 longas e 32 curtas com temática LGBTI+, transmitido através do canal do For Rainbow no Youtube

Por Igor Thawen

O festival será exibido de forma gratuita através do Youtube

Com início programado para este sábado, 12, a 14º edição do Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, For Rainbow, celebra vários trabalhos audiovisuais com temáticas LGBTI+. Por conta da atual situação de distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19, o festival se moldou a atual situação e será festejado totalmente online.

Para a noite de estreia, o evento exibirá o filme “Limiar”, de Coraci Ruiz, documentário que narra o processo de transição de gênero do filho da diretora. Para fechar a noite de estreia, será transmitido um show da cantora Luiza Nobel, gravado no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza-CE.

Dos 10 longas-metragens que estão no festival, 6 são brasileiros, enquanto que dos 32 curtas-metragens, 23 são do Brasil. Das 42 produções, 29 são brasileiras e concorrem ao Troféu Elke Maravilha em 12 categorias. O festival recebeu 1.479 inscrições de obras audiovisuais de 98 países.

Não perca! Programe-se para acompanhar ao Festival For Rainbow

LIMIAR – Brasil – dir.: Coraci Ruiz (1h17m)

12/dez a partir das 18h30

O documentário autobiográfico da diretora aborda a transição de gênero de seu filho adolescente entre os anos de 2016 e 2019, com entrevistas que tratam de conflitos e desafios envolvendo a busca por identidade.

7 Minutes – França – dir.: Ricky Mastro (1h17m)

13/dez a partir das 17h30

Rodado na cidade de Toulouse, França, o filme traz um policial que encontra o filho e o namorado dele mortos em um hotel. Descobre, assim, uma faceta do filho que não conhecia.

As Cores do Divino – Brasil – dir.: Victor Costa Lopes (1h18m)

13/dez a partir das 17h30

Neste documentário, são entrevistadas pessoas LGBTI+ ligadas por uma característica em comum: fazer parte, ou já ter integrado, alguma instituição religiosa. É sobre essa intrincada relação sexo-espiritualidade que o diretor cearense se debruça.

Prazer em conhecer – Brasil – dir.: Susanna Lira (1h12m)

14/dez a partir das 18h

A chegada ao Brasil de novas formas de prevenção ao HIV, como é o caso da profilaxia de pré-exposição (PrEP) e da pós-exposição (PEP), estimula novas formas de relacionamento sexual. O documentário aborda essa mudança comportamental ao documentar o cotidiano de usuários de PrEP.

Red Yellow Pink – Áustria – dir.: Jolanta Warpechowski (1h30m)

15/dez a partir das 18h

Conta a história da relação e dos conflitos entre um filho homossexual e sua mãe, uma católica fervorosa.

Mães do Derick – Brasil – dir.: Dê Kelm (1h17m)

16/dez a partir das 18h

Thammy, Bruna, Chiva e Ana são as mães do Derick. Quatro jovens criam juntas um filho em uma pequena cidade do litoral sul do Brasil. O documentário acompanha a família que constrói com suas próprias mãos seu lugar no mundo.

Advento de Maria – Brasil – dir.: Vinicius Machado (1h43m)

16/dez a partir das 18h

Maria é uma garota transgênero de 11 anos de idade atormentada pela busca por sua identidade diante da pressão familiar e religiosa. Até conhecer Lena, uma nova vizinha, cuja amizade livre de julgamentos ajuda Maria a entender a si própria.

El Laberinto de las Lunas – Argentina – dir.: Lucrecia Mastrangelo (1h09m)

17/dez a partir das 18h

O longa traz o testemunho de vida das travestis Karla Ojeada, Maria Ramírez e Gabriela Mansilla, emolduradas por música e poemas da escritora Susy Shock.

Rainha da Lapa (Queen of Lapa) – Brasil – dir.: Carolina Monnerat Amorim, Theodore Collatos (1h13m)

17/dez a partir das 18h

Conta a história da transexual Luana Muniz, símbolo da boemia carioca, falecida em 2017.

TRANS RESISTANCE – Espanha – dir.: Claudia Reig (1h10m)

17/dez a partir das 18h

Narra a história de dois personagens trans, uma ex-militar e uma atriz de teatro, que refletem sobre as diferentes dimensões que uma mudança de gênero representa.

SERVIÇO

14º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero

Evento gratuito virtual.

Quando: De 12 (sábado) a 18 de dezembro (sexta)

Ondeyoutube.com/festforrainbow

Mais informações@forrainbow (facebook) | @forrainbowfestival (instagram) | www.forrainbow.com.br | forrainbow@gmail.com | forrainbowimprensa@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here